domingo, 4 de novembro de 2012

A poesia nos proteja


Aquilino Paiva comenta Procura e Outros Poemas

Amigo, Poesia boa é a aquela que dá vontade de botar no facebook, quando o Zuckenberg pergunta "no que você está pensando?”.
Comento seu livro porque gostei, gostei de mais de um poema, de mais de uma coisa presente na obra. Digo isso por pensar que nos círculos de literatura tem muita rasgação de seda, né, fica todo mundo se elogiando, então é melhor gostar de verdade pra falar. Por outro lado, somos nós, os escritores e pretensos escritores que temos, por obrigação mesmo, obrigação no sentido da arte, de dizer sobre a tal arte que abraçamos, pois é pelo comprometimento que a arte pode, se a gente merecer, nos abraçar também.
Vou tentar passar longe do teoriquês da literatura. Gosto da tua poesia porque você a coloca em função da mensagem. A arte tem que dizer algo, falar do mundo e da vida. A palavra deve estar a serviço do pensamento, uma visão de mundo que caminha com o verso. Foi assim que aprendi a gostar de poesia.
Outra coisa é que você não comete o erro que vejo em muitos dos nossos poetas em atividade, de fazer da poesia terapia pra falar de si mesmo. Ô praga de muito poeta, só fala dos próprios problemas, resmungos e taras de toda ordem. E, como são envergonhados, disfarçam tudo num palavrório sem pé nem muito menos cabeça. Deus-que-me-livre e a poesia nos proteja.
A outra coisa é o uso da forma, que exige do poeta estudo, talento e disposição pra buscar a palavra certa, o verso torneado. Li nesta semana uma frase do Pessoa, que diz: "Deve haver, no mais pequeno poema de um poeta, qualquer coisa por onde se note que existiu Homero". Sempre pensei que tem uma ideia que corre solta por aí do artista abençoado por um dom, uma mágica. Sempre achei mentira, arte exige estudo e compromisso intelectual. A grande obra não dispensa a beleza, o deleite estético, a inspiração, nem a tradição e o conhecimento. Sei que você corre nessa raia. Parabéns por Procura.

Aquilino Paiva é mestrando e Literatura pela UEFS e autor de Ponte estreita em curva sinuosa (Editora UFRB). 

Nenhum comentário: